A CEDAE comprou um terreno de 110 mil metros quadrados acima dos lotes que compõe o Residencial Paraíso Verde. Portanto ela é a proprietária de todo o topo da montanha.
O objetivo é construir um imenso reservatório de água que irá ajudar no abastecimento das Vargens e do Recreio.
O início das obras se deu em fevereiro de 2017 e terminou em 2019.
O antigo loteamento foi adquirido pela GEPA, que eu (Romeo) administro, e por isso acompanhei e fiscalizei todo o andamento desta obra. Tive total apoio da empresa, seus engenheiros e funcionários.
Esta é a rua calçada em paralelepípedos que vai da entrada principal até o final, onde se inicia o lote da CEDAE. Ela foi totalmente removida para dar passagem a dois tubulões de 600 mm.
Por estas ruas passaram os dois tubos de 600 mm partindo da Estrada dos Bandeirantes e indo até o alto do morro onde será construído o reservatório de água. Já fizeram a sondagem e iniciaram a obra.
A ideia inicial era trazer água dos morros do Maciço da Pedra Branca, mas depois, para reduzir os custos, resolveram captar a água vinda no Sistema Guandu que passa em frente ao Paraíso Verde.
A seguir veja como foram realizados os trabalhos.
Todos os paralelepípedos foram retirados e em seguida iniciaram o trabalhos de colocar dois tubos de 600 mm, cujo início foi na Estrada dos Bandeirantes e subindo a montanha até o topo, onde será construído o grande reservatório.
Um dos tubos será para a subida da água que abastecerá o reservatório; o outro tubo será para a distribuição da água por toda a região.
Esta foi a empresa encarregada dos trabalhos.
Esta rua foi utilizada para o canteiro de obra com banheiros e refeitório.
Após os trabalhos de instalação dos tubos e outros equipamentos. Tudo foi coberto e em seguida recolocados os paralelepípedos.
Este é o local onde foi feita a ligação no sistema Guandu. Está tudo pronto e só aguardando a conclusão das obras do reservatório no alto da montanha.
Depois que foi privatizada a distribuição de água, que aqui é responsabilidade da Iguá, tudo ficou parado e nada mais foi feito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário